quarta-feira, 20 de junho de 2007

já foi mais fácil mandar calar

Foi aqui, em textos como este, que começou o caso José Sócrates, a subsequente investigação jornalística, o pedido de explicaçõs de Marques Mendes, e depois, novamente mais investigação jornalística e depois aquele que foi o meu detalhe favorito no processo todo: as "declarações bombásticas" da UnI.
Sócrates usou indevidamente o título de Engenheiro. O máximo que ele obteve foi um título de qualquer-coisa-que-equivale-a-uma-licenciatura-ou-bacharelato-ou-lá-o-que-é de Engenharia, numa universidade privada tão prestigiante que acabou ver todos os seus dirigentes presos há bem pouco tempo, com estardalhaço e aspecto de máfia portuguesa. Ok, sobre isto já ninguém tem dúvidas. De pois de muito balbuciar, de nos apresentar aquele seu fashionable look de primeiro-ministro que não presta declarações sobre assuntos polémicos (1), o próprio Sócrates acabou por admitir, pelo menos essa parte.
A UnI veio depois encerrar o assunto porque tinha declarações bombásticas para dizer numa terça, que, afinal, era uma quinta, e que afinal, não eram bombásticas, mas sim uma súmula daquilo que já se sabia.
A mim não me importa muito saber se o primeiro-ministro é Engº ou deixa de o ser. Eu nem fazia a miníma ideia de que é que ele se dizia ser engenheiro antes desta polémica. E mais preocupante do que tentar passar-se por alguém que não é, usando um título que não é seu. Nunca foi tão fácil fazer piadas, para mais para quem estuda numa universidade que forma, principalmente, engenheiros. O que me espanta, o que me preocupa, são as notícias que agora surgem, que mostram não só o pouco desportivismo do primeiro-ministro, como a sua veia ditatorial de oposição à liberdade de expressão. Por ter revelado factos, o autor do blog Portugal Profundo, que mencionei no príncipio, foi constituído arguido.
Eu não sou fã do blogue, uma vez que traz a lume um tipo de artigos sensacionalistas que não me dizem muito, mas sou fã da liberdade de expressão. E não é assim que o primeiro-ministro calará a blogosfera. Somos muitos e todos prezamos muito a possibilidade de nos exprimirmos em lugares públicos, à vista de todos, as nossas opiniões.
---
(1) Aconselho vivamente a que sigam este link em particular...
(2) Já não é a primeira vez que o autor do blogue é constituído arguido pela sua habilidade em remexer em assuntos polémicos, e já foi absolvido por esses assuntos relacionados com o caso Casa Pia e uma suposta quebra do segredo de justiça.

Nenhum comentário: